Embrapa desenvolve embutidos a base de carne ovina

Presuntos e copas serão comercializados em breve

25/04/2019 às 10:04 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Paulo Lanzetta

 

Embutidos como presunto e copas a base de carne ovina foram desenvolvidos a partir de tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Foram desenvolvidos pela Embrapa Pecuária Sul, em Bagé no Rio Grande Sul no campo do projeto Aproveitamento Integral de Carne Ovina (Aprovinos), que estudou novas alternativas de consumo dessa proteína. Os produtos foram destaque ontem, na cerimônia de aniversário de 46 anos da estatal.

O presunto e a copa são feitos com animais com pouco valor comercial, como ovelhas mais velhas e de descarte, entratante dispõe de vasta qualidade nutricional. Para desenvolvimento destes produtos, foi utilizado como referência derivados de carne suína, que são conhecido pelo consumidor. Para o resultado final, três anos de pesquisa foram essenciais.

O projeto Aprovinos desenvolveu além das copas e presuntos, uma gama de produtos a base da carne ovina, como mortadelas, hambúrguer, linguiça, patê, buchada, oveicon e pertences de feijoada.

Para chegar a esses produtos, foram três anos de pesquisas em áreas como processo de salga e de cura. De acordo com a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Élen Nalério, como são inéditos no mercado, foi preciso partir de produtos similares de outros animais para chegar a processos que garantissem a qualidade, sabor e segurança para o consumidor.

A Embrapa espelhou o conhecimento para produção industrial de presuntos crus tipo Espanhol, Italiano e copas Brewery, com toque de cerveja; Winery com toque de vinho; e tradicional. O presunto ovino é um produto salgado, cárneo cru, defumano ou não, produzido a partir do pernil inteiro de ovinos das categorias borrego (acima de um ano de idade), maturado ou de animais destinados ao descarte (os mais velhos ou fora do padrão de qualidade comercial). A copa ovina é um produto curado, cárneo cru, maturado, condimentado e que pode ser defumado ou não. Ela é obtida de regiões da nuca, pescoço ou sobrepaleta de borregos ou de animais destinados ao descarte. Na categoria Brewery foi adicionado uma pequena quantidade de cerveja, na Winery adição de vinho.

Foto: Paulo Lanzetta

 


Últimas Notícias