Começo de abril enfrenta baixa oferta da cebola no Brasil

Segundo Cepea entrada de cebolas argentinas complementam a entrada interna

11/04/2019 às 11:00 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação

 

Segundo pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os valores da cebola no Sul do Brasil apontaram alta entre os dias 1º a 5 de abril, em decorrência da baixa oferta nacional. A situação acentuou a entrada de cebolas argentinas, que complementaram à demanda interna, destaca-se que a o produto argentino dispõe de qualidade favorável, o que acaba agradando compradores.

Na região de Ituporanga e Lebon Régis em Santa Catarina, o volume ofertado é muito baixo e a safra deve ser encerrada até o fim de abril. Conforme Cepea, a cebola crioula de boa qualidade, vem sendo vendida no final desta temporada em decorrência da maior capacidade de armazenamento. Entretando, grande parte do produto negociado está arruinada por doenças, como bacterioses e carvão, que por sua vez reduz o valor de mercado.

A colheita da região Nordeste foi retomava nesta semana, mas em lento andamento após as chuvas. O preço média da caixa 3 beneficiada entre os dias 1º e 5 de abril foi de R$ 48,33 a saca, elevação de 9,8% comparada à semana passada.


Últimas Notícias