MAPA irá atualizar normas de controle do Mal da Vaca Louca

Brasil é categorizado com risco insignificante para a doença

03/04/2019 às 17:30 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Arquivo Canal do Boi

Um comitê foi criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para retificar as normas para controle, certificação, emergência e vigilância do Mal da Vaca Louca e quaisquer outras formas de Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis, que abrangem os seres humanos, estas apresentarão melhorias do Código Terrestre de Animais da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Análises laboratoriais serão modernizadas para melhor diagnóstico da doença. Farão parte também outros integrantes além do orgão, como pesquisadores de universidades. O comitê foi criado pela Portaria 44

De imadiato o grupo analisará os pedidos de atualização na legislação do programa do MAPA para a doença e inclusão de novidades acerca das encefalopatias. O Brasil é classificado com o menor grau no risco para a vaca louca. O último caso registrado foi em 2014 pelo Nacional Agropecuário em Pernambuco (Lanagro-PE) do MAPA em um animal de 12 anos de idade, em uma fazenda no estado do Mato Grosso. 

O caso foi considerado incomum pelo fato do animal não consumia ração de origem animal, ou seja, de restor de miúdos, medula óssea e carne, que eventualmente pode conter a proteína que leva a doença no cérebro bovino. Este em questão foi abatido em 19 de março do mesmo ano,  pesquisas foram feitas em algumas fazendas próxima do fato, 49 outros animais foram sacrificados e destruídos.

Vaca Louca

A encefalopatia espongiforme bovina ou Vaca Louca é uma doença degenerativa que atinge o sistema nervoso do gado e seus sintomas incluem agressividade e falta de coordenação.

 


Últimas Notícias