Brasil e Chile oficializam em abril acordo de certificação de produtos orgânicos

Aliança inédita na América do Sul, este irá beneficar ambos países

02/04/2019 às 09:20 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação 

A partir deste mês o acordo entre Brasil e Chile estra em vigor, o documento  foi assinado em setembro do ano passado, a resolução é acerca da equivalência de produtos orgânicos entre os dois países. O documento visa que o Chile irá aceitar a certificação feita pelo Brasil para comprar produtos orgânicos, e o Brasil aceitará a dos chilenos.  A aliança é inédita na America do Sul, este irá promover o comércio orgânico entre os acordantes. A certificação geralemente é realizada por empresas privadas, o que aumenta o custo e inviabiliza exportações do pequeno produtor.

O acordo foi assinado na Argentina em uma reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) e tem validade de cinco anos, foram definidas diretrizes quanto as normas e exigências e qualidade, outro fator, um rótulo comum será estabelecido e conta com selos oficiais determinando a veracidade dos produtos. Os chilenos têm interesse em vinhos e frutas.

De acordo com a coordenadora de Produção Orgânica da Secretaria de Defesa Agropecuária, Virgínia Lira o valor agregado à produção agropecuária e as exportações brasileiras de orgânicos deverão aumentar. Ambos países serão benefíciados.  

 


Últimas Notícias