Projeto aponta que mais de 90% das nascentes de MT estão intactas

Nascentes estão localizadas em áreas agricultáveis no estado

27/03/2019 às 16:06 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação 

Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), por meio do projeto “Guardião das Águas”, concluiu que 95% das nascentes localizadas em áreas agricultáveis no estado de Mato Grosso estão preservadas. O estudo identifica e classifica nascentes em área de agricultura e foi lançado no ano passado. O projeto já realizou levantamento em nove municípios, onde foram identificadas cerca de 8 mil nascentes.

A ação possibilita engajar produtores rurais a recuperar as nascentes degradadas, fomentar a regularização e implementar a aplicação do Código Florestal.

O município de Nova Mutum foi apontado até o momento com o maior número de nascentes identificadas e também o que mais preserva o bem natural, com 99% das nascentes encontradas em área de plantio em bom e/ou ótimo estado de conservação. Diamantino segue na vice liderança com 97% das fontes conservadas. Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Sorriso apresentam 96%. Em Ipiranga do Norte são 95% conservadas.

Dados da Aprosoja apontam ainda que os municípios de Vera e Tapurah estão com 94% mantidas. A identificação passou também por Sinop (93%). Este ano a ação visa levantar dados de outras dez localidades mato-grossenses.

A gerente de Sustentabilidade, responsável pelo projeto, Marlene Lima, informou que a próxima etapa é a visita in loco às localidades por meio do Programa Soja Plus, para instruir o produtor associado sobre os trabalhos de restauro florestal que precisam ser realizados nas fazendas onde houver necessidade de recuperação de área degradada.

Ainda segundo Marlene, outro foco do projeto da Aprosoja-MT é apresentar à sociedade, dados concretos do quanto o produtor preserva e cuida do meio ambiente e mostra que a produção de alimentos de Mato Grosso é aliada à preservação. Já com nove municípios mapeados, meta para 2019 que o Guardião das Águas esteja presente em mais dez cidades mato-grossenses.

 


Últimas Notícias