Pantanal recebe sua primeira estação meteorológica com transmissão em tempo real

Equipamento marca um avanço no monitoramento climático da região e contribuirá para ações de preservação ambiental

21/05/2025 às 12:18 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A primeira estação meteorológica do Pantanal, parte da rede do Governo do Estado e operada pelo Cemtec/MS, começou a transmitir dados em fase de teste. Localizada na Fazenda Campo Zélia, em Corumbá, a instalação foi concluída no último domingo (18) e a transmissão automática para a NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica) teve início na terça-feira (20).

Com a instalação dessa estação, o Estado de Mato Grosso do Sul dará início à implementação de mais 18 estações meteorológicas, ampliando a cobertura em todo o território sul-mato-grossense. Oito dessas novas estações serão instaladas na região do Pantanal, totalizando 61 estações interligadas no estado, sendo 42 adquiridas pelo Governo e 27 pertencentes ao Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

As novas estações são equipadas com tecnologia avançada, incluindo dataloggers, sensores de temperatura, umidade, velocidade e direção do vento, além de pluviômetros e painéis solares. Esses equipamentos permitirão a coleta de dados climáticos precisos e em tempo real.

A Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) firmou uma parceria com a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja) no valor de R$ 7,89 milhões para a expansão da rede de monitoramento do tempo, coordenada pelo Cemtec. O investimento visa melhorar a precisão das informações climáticas em todo o estado.

A ampliação da rede de estações meteorológicas é crucial para a tomada de decisões estratégicas em setores como agronegócio, indústria e turismo. Além disso, as informações geradas ajudarão na prevenção de desastres climáticos, como incêndios florestais.

O secretário Jaime Verruck, da Semadesc, destacou que a nova rede melhorará a cobertura espacial dos dados meteorológicos, permitindo um histórico de coleta de dados climáticos essenciais. Ele ressaltou a importância das estações para regiões da bacia do rio Paraguai, que careciam de informações precisas sobre clima.

Das 19 novas estações, 11 serão instaladas em municípios como Alcinópolis, Amambai e Água Clara, enquanto as outras oito estarão na Planície Pantaneira, em áreas como Nhecolândia e Cáceres. Essa distribuição visa garantir a cobertura de todo o território sul-mato-grossense.

A coordenadora do Cemtec, meteorologista Valesca Fernandes, afirmou que a ampliação da rede permitirá um monitoramento mais eficaz da variabilidade climática. Com mais dados, as previsões meteorológicas se tornarão mais precisas, beneficiando a calibragem dos modelos de previsão.

As estações adquiridas pelo Governo do Estado seguem os padrões do Inmet e da OMM (Organização Mundial de Meteorologia). Os dados coletados estarão disponíveis para consulta pública nas plataformas do Inmet e do Cemtec/MS, promovendo transparência e acesso à informação.

A instalação dessas estações representa um avanço significativo na capacidade de monitoramento climático do estado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a mitigação de impactos ambientais.

Informações: Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação(Semadesc)


Últimas Notícias