O encerramento da disputa judicial de mais de oito anos entre os grupos J&F e Paper Excellence, envolvendo o controle da Eldorado Brasil Celulose, foi recebido com otimismo pelo Governo de Mato Grosso do Sul. A informação veiculada pela imprensa foi discutida na quarta-feira (14) durante compromissos do governador Eduardo Riedel e do secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), que estão em Nova Iorque em agenda voltada à promoção de investimentos estratégicos no Estado.
Com o acordo a ser firmado nesta quinta-feira (15), a J&F deve manter o controle da Eldorado com a compra dos 49% restantes da empresa que estavam em posse da Paper Excellence. O impasse travava desde 2017 os planos de expansão da fábrica de celulose instalada em Três Lagoas (MS), considerada uma das mais modernas do país.
Segundo o secretário Jaime Verruck, o desfecho da disputa cria um ambiente mais favorável à retomada de investimentos importantes no setor florestal sul-mato-grossense. “Já vínhamos reiterando a importância de uma solução negociada para o impasse societário. O prolongamento do conflito significava o adiamento de projetos estratégicos para o Estado, como a duplicação da planta industrial da Eldorado. Com a definição do controle acionário, há uma expectativa concreta de retomada desses investimentos, tanto na área industrial quanto em logística”, afirmou.
A Eldorado Brasil é um dos principais empreendimentos industriais em Mato Grosso do Sul e opera com base em florestas plantadas de eucalipto, fomentando uma cadeia produtiva que movimenta a economia sul-mato-grossense. A expectativa do Governo do Estado é que, com o impasse resolvido, os investimentos planejados para duplicação da fábrica e ampliação logística, como terminais de transporte e infraestrutura ferroviário, sejam retomados.
Informações assessoria
Foto: Divulgação