A quinta-feira (24) já começa sob influência de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, associada a um cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera. Essa configuração favorece o aumento da instabilidade e a ocorrência de chuva a qualquer momento, desde o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná, além de áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Nesses estados, a chuva já deve ocorrer pela manhã, com possibilidade de temporais ao longo do dia, o que pode paralisar os trabalhos no campo.
A partir da tarde, as instabilidades avançam para as demais regiões de São Paulo e o centro-sul de Minas Gerais, com previsão de pancadas fortes. Não se descarta a ocorrência isolada de granizo e rajadas de vento que podem atingir até 80 km/h nos estados do Paraná, São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul.
Em Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas, as pancadas serão isoladas, com intensidade variando de moderada a forte, mas, de modo geral, não devem comprometer as atividades no campo, especialmente em Mato Grosso.
Na costa norte, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o cenário de chuva forte no norte do Piauí, Maranhão, Pará e Amapá. Já no Matopiba, a chuva será mais isolada sobre o Tocantins e o oeste da Bahia. No norte de Minas Gerais, na divisa com a Bahia, o tempo firme deve predominar. Por outro lado, no litoral baiano, especialmente na região do Recôncavo, segue o alerta para chuva forte e persistente, com potencial para acumulados expressivos.
Fonte: Climatempo