O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) finalizou a construção de seu novo Laboratório de Análises de Sementes, localizado na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha. O investimento de R$ 2,7 milhões em recursos próprios dobrou a capacidade de análise do laboratório.
O novo espaço foi projetado para realizar testes de germinação, pureza e identificação de sementes daninhas, garantindo a qualidade das sementes utilizadas na produção de arroz no estado. Antes, o laboratório funcionava em um prédio adaptado, o que limitava sua capacidade. Agora, a estrutura conta com espaços amplos e adequados para as atividades laboratoriais e administrativas, além de banheiros com vestiários e cisterna para captação de água da chuva.
Flavia Miyuki Tomita, diretora técnica do Irga, destacou que a nova estrutura permitirá uma maior capacidade de atender à demanda de análises, especialmente durante interrupções nas atividades de outros laboratórios.“Com um espaço maior e melhor organizado, nos possibilita absorver com mais tranquilidade a qualquer aumento de demanda que possa ocorrer com a mesma qualidade e dentro dos requisitos exigidos pela Lanagro (Laboratório Nacional Agropecuário, a rede de laboratórios do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), explica a diretora.
Rodrigo Warlet Machado, presidente do Irga, ressaltou que o novo laboratório atende à crescente demanda por análises de sementes de alta qualidade no estado. Ele afirmou que o espaço oferece melhor distribuição e conforto, garantindo agilidade e precisão nas análises para os produtores gaúchos.
A transferência dos materiais administrativos para o novo laboratório ocorrerá na próxima semana, enquanto as análises técnicas serão feitas após a inspeção do Ministério da Agricultura. A inauguração oficial do novo espaço será em breve.
A obra faz parte de uma série de melhorias na EEA de Cachoeirinha, incluindo novos prédios para depósito de fertilizantes, museu, biblioteca e reformas nos prédios administrativos e da fitotecnia.
Informações: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação RS