A expectativa nesta safra da soja é que a área seja 6,8% maior que o ciclo anterior, atingindo 4,501 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 51,7 sc/ha, a média de sacas por hectare. Gerando a expectativa de produção de 13,977 milhões de toneladas.
A porcentagem de área plantada na safra 2024/2025, encontra-se superior em aproximadamente 9,5 pontos percentuais em relação à safra 2023/2024, para a data 25 de outubro
O sucesso no cultivo da soja em Mato Grosso do Sul está profundamente ligado às condições edafoclimáticas específicas da região. Dessa forma, é fundamental valer-se de informações técnicas ao adotar estratégias de gerenciamento de riscos. A mitigação de riscos é essencial, especialmente quando as condições climáticas apresentam oscilações ao longo do ciclo da cultura.
Táticas como o escalonamento do plantio, são cruciais para atenuar vulnerabilidades associadas às adversidades climáticas que podem prejudicar o desenvolvimento da soja.
Com base nos registros dos últimos cinco anos, espera-se que a maior parte da safra seja semeada entre os meses de outubro e novembro. Historicamente, uma janela de plantio concentrou-se entre os dias 18 de outubro e 8 de novembro, período durante o qual aproximadamente 70% da semeadura foi realizada.
A presença do fenômeno La Niña torna o volume de chuva incerto na região Centro-Oeste do Brasil. O Mato Grosso do Sul está sob influência de um La Niña de intensidade fraca a moderada, onde o clima pode ser afetado por outros fenômenos, como frentes atmosféricas e ciclones tropicais. Desse modo, as precipitações no estado serão determinadas por um conjunto de fatores.
O destaque para os últimos dias foram as chuvas significativas que ocorreram no estado de Mato Grosso do Sul. Os maiores acumulados de chuva nas últimas 96h ocorreram nos municípios de São Gabriel do Oeste e Costa Rica, com acumulados de 133,8 mm e 89,8 mm, respectivamente.
Os municípios com melhores condições nas lavouras, por região, são: Sonora, Alcinópolis, Corumbá, Dois irmãos do Buriti, Itaporã, Antônio João, Aral Moreira e Naviraí.
Para mais informações , acesse o Boletim Casa Rural da Aprosoja MS
Informações: Boletim Aprosoja MS