Temperaturas elevadas chamam atenção de produtores goianos

Umidade do ar segue abaixo dos 12% na região

06/09/2024 às 00:03 atualizado por Débora Oliveira - SBA | Siga-nos no Google News
:

As altas temperaturas têm prejudicado estados de todo o país. Na tarde de quarta-feira, Goiânia registrou o dia mais quente do ano, com a temperatura chegando a 38,9°C. Na quinta-feira, a máxima foi de 37°C, mesma temperatura esperada para esta sexta-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Os níveis de umidade no ar estão muito abaixo do recomendado para a saúde humana (em torno de 60%). Cerca de 29 municípios do país estão com umidade abaixo de 10%, e 190 com índices abaixo de 20%. Essa é uma situação que se repete todos os anos durante o longo período de estiagem que ocorre no país, o que, claro, contribui para o aumento dos incêndios no interior.

Nesta sexta-feira (6), a massa de ar frio começa a se afastar para o oceano, mas ainda pode haver geada entre a Serra Gaúcha e Catarinense, assim como no centro do Rio Grande do Sul. No entanto, isso não deve causar danos às principais áreas produtoras. No Sul, o sol deve predominar, favorecendo a elevação das temperaturas durante a tarde.

Nos próximos dias, uma frente fria avançará pela costa do Sudeste, provocando chuvas apenas na faixa litorânea. As demais áreas da região, bem como o interior do Brasil, permanecerão com tempo firme, o que favorecerá o término da colheita do milho segunda safra e o avanço dos trabalhos de colheita do algodão.

No Rio Grande do Sul, a chuva deve retornar por volta dos dias 13 e 14 de setembro, devido a uma nova frente fria, o que ajudará a manter a umidade do solo no estado. Os acumulados podem chegar a 30 milímetros nas áreas centrais gaúchas. Inclusive, a previsão indica uma nova frente fria, mais forte e organizada, por volta do dia 18 de setembro, que pode levar um pouco de chuva para as áreas mais centrais do Brasil. Vamos seguir monitorando.

Foto: Climatempo

Imagem: Inmet


Últimas Notícias