Câmara aprova lei de incentivos fiscais para transição energética com foco no hidrogênio verde

Novo projeto de lei visa descarbonizar a matriz energética do Brasil

14/08/2024 às 11:26 atualizado por Roberta Martins - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que estabelece incentivos fiscais para a produção de hidrogênio verde, em resposta ao veto anterior do presidente Lula. O projeto, que conta com o aval do governo, prevê a concessão de R$ 18,3 bilhões em benefícios fiscais entre 2028 e 2032, com o objetivo de promover a descarbonização da matriz energética brasileira.

O programa permitirá a participação de hidrelétricas, produtores de biocombustíveis e energias renováveis, sob a regulação da Agência Nacional de Petróleo (ANP). A produção de hidrogênio verde será restrita a empresas brasileiras, e o projeto agora segue para apreciação no Senado.

Paralelamente, o Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar, em construção em Ribeirão Preto, fruto de uma parceria entre o Sistema Faesp/Senar-SP e a CNA, promete impulsionar novas tecnologias no setor, com destaque para o hidrogênio verde. A iniciativa visa consolidar inovações e práticas sustentáveis, posicionando o Brasil na vanguarda da produção de energia limpa.

Fonte: FAESP


Últimas Notícias