De acordo com um relatório da StoneX divulgado nesta segunda-feira (5), a produção de milho no Paraguai para a safrinha de 2024 está estimada em 3,64 milhões de toneladas. A maioria dos departamentos do país enfrentou cortes na produção devido às condições climáticas adversas, que encurtaram o ciclo produtivo e anteciparam a colheita, que já está cerca de 90% concluída.
O departamento de Alto Paraná liderou a produção, contribuindo com 41% do total. No entanto, a produtividade por hectare foi inferior à de departamentos como Itapúa e Caazapá, que alcançaram 5,90 ton/ha, em comparação com 5,50 ton/ha em Alto Paraná.
Por outro lado, os departamentos de San Pedro, Concepción e Amambay tiveram as menores reduções na produção, representando conjuntamente 15% da safrinha.
Atualmente, apenas 43% do cereal foi comercializado, o menor nível dos últimos quatro anos. Larissa Alvarez, analista de inteligência de mercado da StoneX, atribui essa desaceleração à queda nos preços internacionais e regionais. Aproximadamente 49% do milho produzido será destinado ao consumo interno, com o restante sendo exportado.
Embora o milho dispute espaço com a soja para o cultivo de safrinha, ainda não há previsões de aumento da área plantada para o próximo ciclo. No entanto, com boas condições climáticas, espera-se uma recuperação na produtividade, projetando-se uma produção de 4,71 milhões de toneladas para 2025, com expectativas de melhoria no rendimento, especialmente na região Norte da Região Oriental.
Fonte: StoneX