O Serviço Veterinário Oficial realizou um total de 3.202 investigações relacionadas a suspeitas de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, focando principalmente em doenças como a Influenza Aviária e a Doença de Newcastle. Destes casos investigados, 904 foram considerados prováveis pelo Médico Veterinário Oficial e tiveram amostras coletadas para diagnóstico laboratorial.
Atualmente, há 8 investigações com coleta de amostras que ainda não tiveram resultados conclusivos. As investigações revelaram 166 focos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) com resultados positivos para o vírus, com cada foco confirmado conforme as diretrizes da Ficha Técnica da Influenza Aviária.
Os focos de IAAP foram distribuídos entre diferentes tipos de animais, com a maioria dos casos em aves silvestres (158 focos). Além disso, foram confirmados 5 focos em mamíferos aquáticos, 3 em aves de subsistência e nenhum foco em avicultura comercial.
Este levantamento mostra a importância do monitoramento constante e da pronta resposta a qualquer suspeita de doenças graves em aves, visando proteger tanto a saúde animal quanto a segurança alimentar.
Fonte: AviSite