Nesta sexta-feira (26), em Belo Horizonte (MG), gestores públicos e representantes de instituições ligadas ao setor agropecuário mineiro se reuniram na Oficina sobre as Ações de Recuperação e Conversão de Áreas Degradadas. O evento visou compartilhar e validar dados, identificando ações e áreas prioritárias para a recuperação e conversão de pastagens no estado, que possui cerca de 16 milhões de hectares passíveis de recuperação e/ou conversão em sistemas agropecuários sustentáveis.
As diretrizes discutidas contribuirão para a implementação do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), em consonância com o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária 2020-2030 (Plano ABC+). Essas ações visam aumentar a renda dos agricultores, preservar o meio ambiente e garantir a segurança alimentar.
O superintendente Federal de Agricultura de Minas Gerais, Éverton Augusto Paiva Ferreira, ressaltou a importância da oficina para o estado. “É fundamental, num programa nacional que busca efetividade das ações, conversar com esses parceiros, conhecer as iniciativas já existentes e alinhar as diretrizes para alcançarmos melhores resultados no agronegócio mineiro”, afirmou.
Promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), através da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI/Mapa), em parceria com o Instituto Cidadania e Sociedade (ICS), Centro de Inteligência e Governança de Terras e Desenvolvimento Sustentável (CITE), Consultoria Agroícone, Esalq/Gpp, Olab e Colab, a oficina faz parte de uma série de 10 encontros planejados para estados com um número significativo de propriedades rurais de baixo e médio vigor produtivo.
Oficinas estaduais
Na quarta-feira (24), uma oficina foi realizada aqui em Campo Grande (MS), facilitando o diálogo entre atores públicos e privados do setor agropecuário sul-mato-grossense para definir estratégias do PNCPD no estado. O próximo encontro ocorrerá em Salvador (BA), no dia 29 de julho, com a participação de representantes do setor agropecuário baiano.
Rodrigo Almeida, coordenador-geral do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas (Deflo/SDI/Mapa), destacou o trabalho do MAPA na construção compartilhada de diretrizes para fomentar tecnologias e boas práticas agropecuárias. “As oficinas refletem esse esforço, contribuindo de maneira produtiva e sustentável com o crescimento socioambiental do setor”, declarou.
Conversão de pastagens
O PNCPD, criado em dezembro de 2023 pelo Decreto 11.815/2023, promove políticas públicas destinadas à conversão de pastagens degradadas em sistemas de produção agropecuários e florestais sustentáveis. As atividades previstas incluem a adoção e manutenção de tecnologias sustentáveis, mapeamento de áreas prioritárias, financiamento a produtores rurais e desenvolvimento de planos de negócios baseados em mapas de aptidão agropecuária.