Estratégias de combate aos incêndios no Pantanal são detalhadas em reunião do CICOE

Governo de Mato Grosso do Sul discute ações, recursos e assistência no enfrentamento dos incêndios florestais na região

26/07/2024 às 08:13 atualizado por Roberta Martins - SBA | Siga-nos no Google News
:

Na manhã desta quinta-feira (25), foi realizada a 12ª reunião extraordinária do Centro Integrado de Coordenação Estadual (CICOE) na sala de crise do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em Campo Grande. Presidida pelo secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), a reunião detalhou as ações do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no combate aos incêndios florestais, especialmente no Pantanal sul-mato-grossense. Além disso, foram discutidos os recursos já aplicados pela administração estadual e o repasse feito pela União.

De acordo com o relatório do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) da Semadesc, apresentado pelo meteorologista Vinícius Sperling, as condições climáticas no Pantanal são preocupantes devido à seca prolongada e ao aumento do risco de incêndios florestais. Em junho de 2024, todos os 46 municípios analisados registraram chuvas muito abaixo da média histórica, com a maioria sem precipitação significativa. Entre os dias 1 e 15 de julho de 2024, dos 44 municípios analisados, 31 tiveram chuvas muito abaixo da média histórica, enquanto 13 registraram chuvas acima da média.

A reunião também discutiu a liberação de aquisições de cestas básicas e a compra de combustíveis para aeronaves pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O Cel. Hugo Djan Leite, diretor-geral da Defesa Civil, apresentou o plano de trabalho aprovado pela Defesa Civil Nacional, no valor de R$ 13,5 milhões, destacando que o montante atenderá apenas parcialmente as necessidades do Estado, já que o valor total solicitado ao Governo Federal foi de R$ 46 milhões.

“Também discutimos a viabilidade e possibilidade de doação de alimentos para a população ribeirinha do Pantanal. Essas demandas, que estão previstas no plano de trabalho que encaminhamos para a Defesa Civil Nacional, serão levadas ao governador Eduardo Riedel”, concluiu o secretário Jaime Verruck.

Fonte: SEMADESC


Últimas Notícias