.png)
De 26 de julho a 3 de agosto, o Brasil sediará a oitava edição da Missão Compradores, organizada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). O evento contará com a presença de 23 representantes da indústria têxtil de oito países, incluindo Bangladesh, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Honduras, Índia, Paquistão e Turquia. A missão visa apresentar as etapas do ciclo produtivo do algodão brasileiro, destacando a qualidade e a rastreabilidade do produto.
O presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, enfatiza que o foco da missão é estreitar relações comerciais com importadores estratégicos. “A cada edição, temos a oportunidade de mostrar o modelo de produção responsável do algodão brasileiro, que nos levou de segundo maior importador mundial ao posto atual de maior exportador global da pluma”, destacou.
Em 2023, o Brasil colheu 3,24 milhões de toneladas de algodão, consolidando-se como o terceiro maior produtor mundial. De agosto de 2023 a julho de 2024, as exportações brasileiras estão estimadas em 2,72 milhões de toneladas, segundo dados da Abrapa, que também preside a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e Derivados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Com isso, o país se posiciona como o principal exportador global.
Durante a missão, as fazendas brasileiras de algodão, que estão em diferentes estágios de colheita e beneficiamento, serão visitadas pelos representantes internacionais. A Abrapa levará a delegação a oito municípios, com visitas a cinco fazendas produtoras de algodão em Lucas do Rio Verde e Campo Verde (MT), São Desidério (BA) e Cristalina (GO), onde também visitarão unidades de beneficiamento.
A programação inclui visitas à Cooperativa dos Cotonicultores de Campo Verde (Cooperfibra), ao Centro de Análise de Fibras da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e ao Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), gerido pela Abrapa.
A Missão Compradores faz parte das ações do programa Cotton Brazil, que promove internacionalmente o setor produtivo do algodão brasileiro. Coordenado pela Abrapa, o programa conta com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o apoio da Associação Nacional de Exportadores de Algodão (Anea).
Fonte: Abrapa