Governo de MS realiza treinamento em Sistemas Agroflorestais para inserir agricultura familiar no mercado de créditos de carbono

A ação integra o projeto Agroflorestar, que tem por objetivo a neutralização das emissões de carbono na agricultura familiar.

14/06/2024 às 15:22 atualizado por João Pedro Flores - SBA | Siga-nos no Google News
:

Entre os dias 12 e 14 de junho, acontece no CPAER (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer) treinamento focado em Sistemas Agroflorestais, direcionado a pequenos agricultores de Mato Grosso do Sul. A ação integra o projeto Agroflorestar, que tem por objetivo a neutralização das emissões de carbono na agricultura familiar.

O Agroflorestar MS Carbono Neutro é um projeto pioneiro no Brasil, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e SEAF/Semadesc (Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais), em parceria com a APOMS (Associação dos Produtores de Orgânicos do Mato Grosso do Sul), Cooperapoms (Cooperativa de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul) e a Acorn/Rabobank.

De acordo com o secretário-executivo da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Humberto de Mello Pereira, “essa capacitação em sistemas agroflorestais marca o início da preparação de toda a equipe de extensionistas e profissionais da Agraer para a implementação do programa de carbono neutro na agricultura familiar em Mato Grosso do Sul. Cerca de 35 profissionais, de vários municípios do Estado, estarão preparados para receber nossos agricultores familiares e credenciá-los como participantes do programa”.

O projeto Agroflorestar MS Carbono Neutro visa incluir 800 pequenos produtores rurais para implementarem 2,5 hectares de agrofloresta cada, totalizando 2.000 hectares em agrofloresta em até 4 anos. O diferencial do projeto é o pagamento pelo crédito de carbono da agrofloresta, o que é possível por meio de plataforma desenvolvida pela Rabobank Acorn que envolve desde a medição do crescimento da biomassa via tecnologia de sensoriamento remoto e a subsequente comercialização do crédito de carbono à sua rede de clientes internacionais.

Além do Governo do Estado, Acorn/Rabobank, Rabo Foundation, o projeto tem como realizadores a Cooperapoms e apoio da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Cresol Centro-Sul.

Confira a programação no link.

Fonte e imagem: Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação


Últimas Notícias