Estiagem e onda de calor preocupam produtores do Centro-Sul

Nuvens carregadas permanecem sobre o território gaúcho

30/04/2024 às 00:03 atualizado por Débora Oliveira - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta terça-feira (30), a grande área de alta pressão continuará predominando sobre o Sudeste, resultando em tempo firme em grande parte da região. Não há expectativa de chuva em todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, o Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Matopiba e o Sertão Nordestino, além do sul de Mato Grosso, com céu claro e pouca nebulosidade.

Nas regiões do Norte do Brasil, ainda há influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o que significa chuvas, principalmente a partir da tarde. Na costa norte do Nordeste, leste do Maranhão, Piauí e Ceará, são esperadas chuvas frequentes, com pancadas que podem iniciar pela manhã e persistir até a noite.

No Sul do país, uma nova área de baixa pressão sobre o Paraguai contribuirá para a formação de nuvens carregadas no território gaúcho. O dia iniciará com chuvas intensas, e essas pancadas aumentarão durante a noite no sul do Rio Grande do Sul, o que pode interromper a colheita para os produtores locais.

Para concluir, a onda de calor deve persistir até pelo menos o dia 10 de maio. Todo o estado de São Paulo agora está sob a influência desse fenômeno, elevando as temperaturas em até 5°C acima do normal para o mês. Mato Grosso do Sul, Paraná, sul de Goiás, grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul de Mato Grosso também serão afetados pela onda de calor, o que pode complicar ainda mais a situação devido ao solo já seco.

 

*Com informações da Climatempo


Últimas Notícias