Dia do Cacau: Escassez do fruto faz preço subir

Em dia de comemoração, consumidor pode pagar mais caro sobre o chocolate

26/03/2024 às 11:04 atualizado por Karine Pegoraro - SBA | Siga-nos no Google News
:

Hoje, dia 26 de março, é comemorado o Dia do Cacau, ingrediente base de uma das iguarias mais amadas do mundo, o chocolate. Originário da bacia hidrográfica do rio Amazonas, o fruto foi dispersado para as regiões tropicais da América Central e do Norte. Para as civilizações mesoamericanas pré-colombianas, as sementes do cacau constituíam uma bebida ritual e uma moeda de troca de alta importância.

O Brasil possui a sexta maior produção de cacau do mundo, em torno de 600 mil hectares cultivados e 75 mil produtores, sendo 60% de agricultura familiar. Se destacam como produtores os estados da Bahia, Pará, Espírito Santo e Rondônia.

As cotações do fruto tem nos últimos dias batido recordes nas bolsas internacionais, devido a escassez do produto. Costa do Marfim e Gana, os maiores produtores mundiais, enfrentam queda na colheita em decorrência de problemas climáticos e envelhecimento dos cacaueiros. Com isso, o valor de mercado dos chocolates, também têm aumentado.

Um estudo elaborado pela XP com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, aponta que os chocalates em barra e bombons subiram em média 3% em 2024, ainda assim uma alta menor do que a dos últimos dois anos. mas os itens estão em média 26,1% mais caros que 2019, período pré-pandemia.


Últimas Notícias