Abates de animais batem recordes em 2023

O abate de suínos também alcançou um novo recorde em 2023, com 57,17 milhões de cabeças abatidas

14/03/2024 às 15:37 atualizado por Eduardo Suede - SBA | Siga-nos no Google News
:

O abate de animais no Brasil apresentou números impressionantes durante o ano de 2023, com destaques para bovinos, suínos e frangos, revelam dados do IBGE - Diretoria de Pesquisas.

Abate de Bovinos: Crescimento Sólido Continua

O abate de bovinos registrou um crescimento robusto, com 34,06 milhões de cabeças abatidas, representando um aumento de 13,7% em relação ao ano anterior. Esse aumento, segundo especialistas, é parte de uma tendência de crescimento verificada já em 2022.

O destaque do setor foi a produção de carcaças, atingindo o recorde de 8,95 milhões de unidades, evidenciando o dinamismo desse mercado.

Abate de Suínos: Nova Marca na História

O abate de suínos também alcançou um novo recorde em 2023, com 57,17 milhões de cabeças abatidas, representando um aumento de 1,3% em relação ao ano anterior. Esse marco é resultado de um cenário favorável para o setor, com aumento na produção e demanda aquecida.
 

O setor avícola não ficou para trás, registrando um abate recorde de 6,28 bilhões de cabeças de frango em 2023, um aumento de 2,8% em relação a 2022. Esse resultado é o melhor desde o início da série histórica em 1997, mostrando a solidez e o crescimento contínuo desse mercado.

Aquisição de Leite e Produção de Ovos: Retomada e Expansão

Além dos abates, outros setores também apresentaram números positivos. A aquisição de leite cru aumentou 2,5%, enquanto a produção de ovos de galinha atingiu um novo recorde, com um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior.

Esses dados refletem a resiliência e o potencial do agronegócio brasileiro, mesmo em meio a desafios econômicos e sanitários globais. A indústria agropecuária continua sendo um pilar fundamental para a economia nacional, impulsionando o crescimento e a geração de empregos em todo o país.


Últimas Notícias