Nova onda de calor se forma e deve provocar estresse térmico nas lavouras

Atenção aos cultivos de cana-de-açúcar, milho safrinha e citros

11/03/2024 às 00:00 atualizado por Débora Oliveira - SBA | Siga-nos no Google News
:

A frente fria segue avançando pela costa do Brasil e deve ajudar a organizar instabilidades mais intensas sobre as áreas mais ao norte do Sudeste e do Centro-Oeste nesta segunda-feira (11). Chuvas mais expressivas e duradouras são esperadas entre o Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e interior de Minas Gerais, inclusive áreas produtoras do Cerrado mineiro, norte paulista, Goiás, norte de Mato Grosso Sul e partes de Mato Grosso. Nessas áreas, a chuva deve provocar paralisações nas atividades no campo, mas pode contribuir para a manutenção da umidade no solo para as lavouras em desenvolvimento.

Por outro lado, nas áreas mais ao sul do país o tempo seco ganha intensidade, com destaque para o sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Essa janela de tempo mais firme vai possibilitar o avanço das atividades de colheita.

No entanto, uma onda de calor vai se intensificar no final da primeira quinzena do mês de março, e deve trazer estresse térmico para cultivos como cana-de-açúcar, milho segunda safra e citros dessas regiões.

Já nas áreas mais ao norte do Brasil, tem previsão de chuva forte no dia de hoje, especialmente entre o Acre e o Amazonas. Também deve chover forte entre o Amapá, norte do Pará, norte do Tocantins, Maranhão e oeste do Piauí, mantendo alto risco para transtornos.

 

 

Imagem: Inmet

*Com informações da Climatempo


Últimas Notícias