Chuva volumosa deixa em alerta os produtores do Matopiba

Condição é resultado da influência da Zcit

07/03/2024 às 00:00 atualizado por Débora Oliveira - SBA | Siga-nos no Google News
:

As instabilidades retornam à boa parte do Sul do Brasil nesta quinta-feira (7). Destaque para o noroeste gaúcho, oeste catarinense e também região central e oeste do Paraná, onde a circulação associada a uma baixa pressão no Paraguai vai deixar muitas instabilidades na região. Já no restante do Rio Grande do Sul, pegando principalmente a faixa central e leste do estado, o sol predomina ao longo do dia e não há previsão de chuva, assim como na faixa sudeste de Santa Catarina.

No Sudeste, as instabilidades ainda se mantêm, tudo devido à circulação do mar para o continente e o forte calor e umidade disponível na região. Então, a condição será de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol em todo litoral paulista, Rio de Janeiro e também sudeste de Minas Gerais e extremo sul do Espírito Santo. No extremo norte de Minas Gerais, o sol vai predominar ao longo do dia e não há previsão de chuva.

No Centro-Oeste, as chuvas seguem com pancadas típicas de verão, vindo principalmente entre a tarde e a noite, devido ao calor e à umidade. Destaque principalmente para o centro do Mato Grosso, Goiás e também Distrito Federal, onde as pancadas podem ocorrer ainda pela manhã.

Em terras nordestinas, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se desloca novamente sobre os estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, onde a condição é de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol ao longo do dia. Agora para os demais estados da região, a condição de sol segue predominando na maior parte do dia, com pancadas principalmente à tarde.

No Norte, a chuva continua intensa, especialmente no Acre e na faixa oeste do Amazonas e no leste do Amapá. A previsão é de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol nessas regiões.

De maneira geral, o alerta é para temporais no oeste de Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e sudoeste do Paraná. Atenção também para temporais na faixa norte paulista, sudeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.

Mais informações você confere no Agroclima:

 

 

Imagem: Pixabay

*Com informações da Climatempo


Últimas Notícias