
Uma frente fria começa a se afastar da região Sul nesta sexta-feira (15) e dá lugar para uma massa de ar quente que deve elevar as temperaturas na região. Volumes de chuvas estão previstos somente para o Rio Grande do Sul.
Um sistema de alta pressão atmosférica se intensifica no Sudeste e reduz a umidade. As condições de chuvas são mínimas e a alta pressão deve provocar temperaturas altas nos próximos dias.
As chuvas diminuem no Centro-Oeste graças a onda de calor que se estabelece e deve permanecer até o final de semana. Instabilidades tropicais podem provocar volumes em Mato Grosso, mas de maneira pontual.
Um vórtice ciclônico deixa o ar seco no Nordeste e reduz a possibilidade de chuvas. A umidade do ar deve ficar baixa e dificulta a formação de grandes nuvens na maior parte da região, por isso o tempo firme deve predominar em boa parte da região, podem ocorrer pancadas somente em partes do Maranhão e no litoral.
O ar quente e úmido predomina no Norte e favorece a formação de nuvens carregadas sobre todos os estados da região. A ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) aumenta a ocorrência de chuvas no Amapá.
Com informações do Instituto Nacional de Metereologia
*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.
Foto capa: Pixabay