Temor de calote de empresa da China derruba Ibovespa pelo 11º dia seguido

Bolsa brasileira repercute mal pedido de adiamento de dívidas

15/08/2023 às 02:46 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

O índice Bovespa, da Bolsa brasileira, registrou sua décima queda consecutiva nesta segunda-feira (14) e marcou a maior série de perdas desde 1984. A causa apontada por economistas e investidores em papéis foi um pedido de atraso nos pagamentos de uma incorporadora chinesa - uma das maiores do país -, que revelou dificuldades de caixa.

Com isso, o índice teve baixa de 1,06% e fechou aos 116.809 pontos. O dado negativo fez o dólar disparar no Brasil, após forte alta no exterior, cotado a R$ 4,965 - alta de 1,20%.

Apesar do temor global, as bolsas dos Estados Unidos subiram: S&P 500, o Dow Jones e o Nasdaq registraram 0,57%, 0,07% e 1,05%, respectivamente.

Na contramão, o resultado de junho do IBC-Br, índice de atividade econômica do Banco Central, registrou alta de 0,63% em relação ao mês anterior, numa forte desaceleração em relação ao ritmo do início do ano.

As causas, também segundo investidores e economistas, foram efeitos da alta de juros e o resultado da safra de grãos no país.

No Ibovespa, temores com a economia chinesa derrubaram principalmente as ações da siderúrgica Vale em 3,08% no pregão inicial da semana.

Em fevereiro de 1984 foi a última vez em que o Ibovespa caiu por mais do que dez pregões seguidos. 
 


Últimas Notícias