Belém recebe 12 chefes de Estado na Cúpula da Amazônia

Evento debate iniciativas e projetos para o desenvolvimento sustentável da floresta

08/08/2023 às 17:28 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Chefes de Estados dos países amazônicos estão reunidos nesta terça-feira (8) na Cúpula da Amazônia, conferência que ocorre nesta semana em Belém (PA) para debater iniciativas de desenvolvimento sustentável na região.

A Cúpula reúne países-membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), criada em 1978, e é formada por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. 

Um dos principais objetivos do evento é fortalecer a OTCA, organização sediada em Brasília (DF), que apóia os países membros na implementação de iniciativas e projetos necessários ao desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Neste primeiro dia de encontro, os presidentes dos países receberam seis documentos, a partir de representantes da sociedade civil, com demandas para a região.

Os documentos foram definidos com participação popular a partir das discussões feitas durante o evento pré-Cúpula - os Diálogos Amazônicos, entre 4 e 6 de agosto em Belém, reunindo quase 30 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.

Temas foram pontuados na elaboração dos relatórios como a proteção dos territórios, saúde e soberania; segurança alimentar e nutricional na região amazônica; racismo ambiental;b proibição da mineração ilegal e o uso de mercúrio até 2027; Mudança do clima, agroecologia; entre outros pontos. 

Foram convidados para a conferência a Guiana Francesa, que detém territórios amazônicos, Indonésia, República do Congo e República Democrática do Congo, alem de países com grandes florestas tropicais.

A Polícia Federal está atuando na proteção dos Chefes de Estado convidados para a Cúpula da Amazônia.

Foto: Repreodução/Internet


Últimas Notícias