Nanocelulose da palha da cana-de-açúcar é tema de workshop em SP

Material tem grande potencial para substituição dos plásticos sintéticos

08/08/2023 às 21:45 atualizado por Isadora Prado* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Começa nesta quarta-feira (9) o IV Workshop Brasileiro de Nanocelulose, realizado por pesquisadores da Embrapa Instrumentação, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP). O evento vai abordar o uso de nanomateriais de celulose da palha de cana-de-açúcar.

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima que a safra 2022/2023 produza quase 600 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, que pode gerar uma quantidade significativa de subprodutos, como a palha da cana, que possui alto teor de celulose. 

A celulose é uma molécula presente em diversos organismos, principalmente em plantas, similares a grãos de arroz, com uma estrutura mais cristalina. 

Para o professor Antônio José Félix de Carvalho, da USP, a celulose no formato nanofibrilar está em evidência e já é produzida por diversas empresas em escala piloto. 

“Esse material tem grande potencial para aplicações diversas na substituição de diversos materiais convencionais tais como os plásticos sintéticos e pesquisas têm sido realizadas em diversas áreas, desde eletrônica passando por embalagens e aplicação na indústria automobilística, entre outras”, explica.

O objetivo do workshop é promover a interação entre a comunidade acadêmica e industrial, organizado pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), USP (Universidade de São Paulo) e Embrapa, que atua no tema há mais de 15 anos. 

Com informações da Embrapa
*Com supervisão de Thiago Gonçalves, jornalista.
Foto capa: Divulgação
 


Últimas Notícias