Brasil deve produzir 29 milhões de toneladas de carnes, estima Conab

Companhia também prevê recorde nas exportações, ultrapassando 9 milhões de toneladas

02/08/2023 às 14:50 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima que a produção brasileira das três principais carnes comercializadas será de 29,6 milhões, maior nível da série histórica. A Companhia também prevê recorde para as exportações, ultrapassando os 9 milhões de toneladas. A disponibilidade de carnes no mercado doméstico também deve ter aumento de 2,4%, prevista em 20,44 milhões de toneladas, a segunda maior da série.

Suíno

O recorde esperado é puxado pelos suínos. Em 2023, a expectativa é que a produção chegue a 5,32 milhões de toneladas, alta de 2,7% se comparado com o ano passado. O volume é o maior registrado no país. A maior quantidade de carne produzida possibilita uma alta nas exportações na ordem de 10,1%, estimada em 1,22 milhões de toneladas, sem impactar a disponibilidade interna, que tende a apresentar um leve incremento de 0,6%, atingindo 4,12 milhões de toneladas.

“As vendas externas têm crescido, ao mesmo tempo em que há uma redução na dependência do mercado chinês, o que demonstra que o Brasil tem conquistado novos mercados”, disse Edegar Pretto.

Bovino

A produção de bovinos representa cerca de 9 milhões de toneladas e as exportações estão projetadas em 2,91 milhões de toneladas, uma redução de 3,3% se comparado com o registrado no ano passado, impactado pelos embarques mais lentos no início de 2023.

Já a disponibilidade do produto no mercado doméstico apresenta um incremento de 8,6%, chegando a 6,23 milhões de toneladas.

Aves

Para aves a estimativa é de uma produção de 15,21 milhões de toneladas, a segunda maior da série.  A boa produção e os registros de gripe aviária em países da Europa, Japão e Estados Unidos, por exemplo, aumentam a procura pela carne brasileira. “Foram detectados casos de influenza aviária no Brasil, mas apenas em aves silvestres e não em aves comerciais”, pondera o gerente de Fibras e Alimentos Básicos da Conab, Gabriel Rabello.

Diante desse cenário, as exportações devem crescer em torno de 10,2%, atingindo um volume de 5,12 milhões de toneladas, um novo recorde. Já com relação ao quadro de suprimento de ovos, a estimativa da Conab é que a produção para 2023 deve atingir um novo recorde e chegar a 40 bilhões de unidades de ovos para consumo. 

Com informações Conab
Foto: Arquivo/Canal do Boi


Últimas Notícias