O Ibovespa abre com queda de 0,57% nesta quarta-feira (2), mas permanece no patamar de 121 mil pontos. O índice encerrou com alta de 3,27% o mês de julho. Trata-se do quarto mês consecutivo de rentabilidade positiva. No ano, o Ibovespa acumulou alta de 11%. A recente valorização do índice ocorreu com a elevação da nota de investimento do Brasil pela agência de classificação de risco Fitch Ratings.
No mercado interno, há otimismo com o possível corte da taxa Selic, anúncio previsto para esta hoje, pelo BC (Banco Central). Se ocorrer corte da taxa Selic, é possível que o índice se aproxime dos 125 mil pontos até o final de 2023.
Porém, o “mau-humor” registrado pelo mercado financeiro nesta quarta se deve ao rebaixamento da classificação de risco dos Estados Unidos pela agência Fitch. A piora é sentida até mesmo na bolsa de valores brasileira.
Os dados referentes à Bolsa de Valores brasileira podem ser consultados no site da B3.
Copom
O mercado brasileiro aguarda decisão do Copom (Comitê de Política Monetária), que deve baixar a taxa Selic pela primeira vez em três anos. Especialistas esperam que essa seja a primeira queda de um ciclo de corte nos juros, agora que a inflação brasileira começou a arrefecer.
Atualmente, a taxa de juros está em 13,75% ao ano e não há unanimidade entre os analistas sobre qual deve ser o percentual do corte, mas a maioria das projeções aponta para uma redução entre 0,25% e 0,50%.
Com informações Brasil 61
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil