
O IML (Instituto Médico Legal) de Cascavel (PR) confirmou nesta quinta (27) a oitava morte em decorrência da explosão de um silo pertencente à C.Vale, cooperativa agroindustrial de Palotina, localizada ao oeste do Paraná. Outras 11 pessoas feridas foram levadas para hospitais próximos.
De acordo com a Sesa (Secretaria de Estado de Saúde), das 11 pessoas feridas, nove encontram-se em estado grave e estão em tratamento. A Defesa Civil confirmou o desaparecimento de uma pessoa na manhã de hoje.
A explosão ocorreu durante a tarde de quarta-feira (26), as buscas por vítimas continuaram durante a madrugada. Uma força tarefa montada pelo Corpo de Bombeiros está em atividade para o resgate das vítimas com mais de 35 socorristas e cães farejadores de Palotina, Cascavel e Toledo; além do apoio de outras cidades ao oeste do Paraná, foram disponibilizados no local.
Os moradores próximos afirmaram sentir o tremor causado pelas explosões. Em alguns casos, segundo as testemunhas, vidros das residências chegaram a quebrar. A orientação do Corpo de Bombeiros é que a população não se aproxime do local.
Em nota, a C.Vale disse que está colaborando com as forças de segurança. “No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas”, afirma a empresa em nota à imprensa.
A cooperativa também informou que todas as equipes de segurança estão colaborando com as autoridades públicas, com o intuito de minimizar os efeitos das explosões e que em breve deverão emitir um novo comunicado. “Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade."
Com informações da Defesa Civil do Paraná
*Com supervisão de Thiago Gonçalves, jornalista.
Foto: Portal Nova Santa Rosa