Saúde descarta morte por gripe suína em cidade do Paraná

Mulher que morreu na semana passada se tratava de câncer severo

29/06/2023 às 06:04 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Órgãos do governo do Paraná descartaram uma infecção por gripe supina como causa de uma morte registrada na semana passada em Toledo, na região Oeste do Estado. Anúncio feito pela Secretaria de Saúde nesta terça-feira (27), e confirmada pelo Ministério da Saúde, afirma que uma mulher de 42 anos não morreu vítima da doença identificada por A H1N1.

A possibilidade da contaminação pelo vírus foi admitida como suspeita, pela secretaria, no dia 23 de junho.

Apesar de causar a morte de porcos, a doença afeta humanos apenas ocasionalmente, segundo dados do ministério. O Brasil não possui registros recentes de contaminações de pessoas. Os últimos casos registrados como positivos, no país, são de 2009, quando ocorreram 20 casos da doença em Minas Gerais, Rio, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Uma pessoa morreu em Porto Alegre.

Laudos de uma investigação epidemiológica, clínica e laboratorial indicaram que a pessoa que morreu em Toledo era vítima de um câncer em estágio avançado. 

O governo brasileiro anunciou que irá encaminhar os laudos para a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a órgãos internacionais de controle comercial de proteínas.


Últimas Notícias