Gripe aviária: Japão suspende importações de aves do ES

Medida foi tomada após detecção da doença em criação de subsistência no município da Serra

28/06/2023 às 12:14 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

O governo do Japão anunciou nesta quarta-feira (28) a suspensão temporária da importação de aves vivas, carne de aves produzidas no Espírito Santo, após confirmação do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) sobre a detecção da gripe aviária em uma criação de subsistência no município da Serra/ES.

Em nota oficial, o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas japonês afirmou que a decisão é uma medida para evitar a propagação da doença no país asiático.

A preocupação dos japoneses é que as aves vivas criadas em seu país sejam infectadas com o vírus, e o intuito do embargo é para garantir a sanidade alimentar.

A ABPA lamentou a decisão do Japão pelo embargo dos produtosavícolas do Espírito Santos. Em nota, a associação ressaltou que os japonesesnão importam produtos avícolas do estado capixaba e que a medida tomada pelopaís asiático vai na contramão das orientações da OMSA (Organização Mundial deSaúde Animal) que mantém o status doBrasil como país livre de gripe aviária, sem restrições ao comérciointernacional da produção brasileira.

Até o fechamento da reportagem, o Mapa não se manifestou sobre a decisão do Japão.

Leia a nota na íntegra:

A AssociaçãoBrasileira de Proteína Animal (ABPA) lamenta a decisão do Japão pela suspensãotemporária regionalizada de compras de carne de frango provenientes do Estadodo Espírito Santo.

A ABPA ressalta que adecisão tomada pelas autoridades japonesas não está em linha com as orientaçõesda OMSA (), que indica suspensão de comércio apenas em casos registrados emprodução comercial.  Cabe lembrar que aavicultura industrial do Brasil segue sem qualquer registro da enfermidade.

A suspensão se deuapós ocorrência de foco de IAAP (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade) emuma ave de subsistência (fundo de quintal) no município da Serra (ES).

Atualmente, o Japãonão importa produtos do Espírito Santo. O estado representa 0,19% do total exportado pelo Brasil, conforme dadosde 2022.

De qualquer forma, independentemente ao fato registrado, a ABPA lembra que não há qualquer riscode transmissão da enfermidade por meio do consumo de produtos, informação que érespaldada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), OMSA e todos os órgãosinternacionais de saúde humana e animal.

 

*Matéria editada para acréscimo da nota divulgada pela ABPA 

Foto: Arquivo/Canal do Boi


Últimas Notícias