Laboratório do Mapa é aprovado para detecção da gripe aviária

Avaliação é realizada anualmente para medir o desempenho dos diagnósticos

25/06/2023 às 15:49 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

O ensaio de proficiência do LFDA (Laboratório Federal de Defesa Agropecuária) de São Paulo foi aprovado pela OFFLU (rede global de especialistas da OMSA/FAO em influenza animal) para a detecção do vírus da gripe aviária. A avaliação é realizada anualmente para medir o desempenho dos laboratórios envolvidos no diagnóstico de influenza animal.

Neste ano, a ação foi organizada pelo CSIRO/Australian Center for Disease Preparedness em nome da OFFLU e teve o objetivo de determinar o desempenho individual de cada laboratório participante para a detecção do vírus influenza A e dos subtipos H5, H7 e H9 (opcional) do vírus da influenza aviária usando testes moleculares (PCR convencional ou PCR em tempo real).

Para obtenção dos resultados, cada laboratório recebeu um painel composto por 12 amostras representativas de linhagens virais globalmente relevantes e em concentrações que permitissem a tipificação por sequenciamento. Dentre as 12 amostras do painel, 11 eram positivas para influenza A, sendo 07 pertencentes ao subtipo H5, uma ao subtipo H7 e três ao subtipo H9.

Após as análises e submissão dos resultados, cada laboratório foi avaliado como aceitável ou inaceitável. Todos os resultados obtidos pelo LFDA/SP para a detecção de influenza A e dos subtipos H5 e H7 foram avaliados como aceitáveis. 

Os resultados demonstram que os protocolos implantados no laboratório oficial do Mapa (Ministérioa da Agricultura e Pecuária) para detecção e sequenciamento dos subtipos H5 e H7 do vírus da influenza aviária são capazes de detectar e caracterizar, não só a influenza aviária de notificação obrigatória, como outros vírus influenza A relevantes para a saúde animal e para a saúde pública.

Com informações e foto Mapa
 


Últimas Notícias