Vacinação contra raiva dos herbívoros em Goiás vai até o dia 25 de junho

Atualização e declaração de rebanhos devem ser realizadas até dia 30 de junho

20/06/2023 às 21:45 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Governo de Goiás prorrogou o prazo para vacinação de rebanhos contra a raiva dos herbívoros para o próximo domingo, dia 25 de junho. O pedido para extensão da data limite de imunização foi da Agrodefesa (Agência Goiana de Defesa Agropecuária), para garantir a segurança sanitária em 119 municípios goianos com a vacinação de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, considerados de alto risco para a doença.

De acordo com o presidente da agência, José Ricardo Caixeta Ramos, houve demanda da cadeia produtiva solicitando nova abertura de prazo para aquisição de vacinas e da própria vacinação obrigatória da etapa de maio da imunização contra a raiva.

“Após análise técnica e atuando com foco em vacinar todo o rebanho nos 119 municípios de alto risco, o Governo de Goiás optou por estender o prazo e permitir que o pecuarista tenha a oportunidade de imunizar todos os animais em suas propriedades”.

Raiva dos herbívoros

A previsão é que sejam vacinados 15 milhões de animais contra a raiva. A relação dos 119 municípios classificados pela Agrodefesa como de alto risco está disponível aqui.

Com a medida, também foi prorrogado o período para a comprovação de vacinação contra a raiva, assim como para declaração de todos os rebanhos existentes nas propriedades. As declarações devem ser feitas sempre em meio eletrônico via Sidago (Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás).

Alerta

Os produtores que não apresentarem a declaração de rebanho e a comprovação de vacinação no prazo estabelecido pelo SVO (Serviço Veterinário Oficial Estadual) serão considerados inadimplentes a partir de 1º de julho de 2023.

A portaria ainda prevê que a compra de vacinas contra raiva de herbívoros, a emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) pela revenda e a imunização dos animais fora do prazo, sem o devido acompanhamento da Agrodefesa, não serão considerados pela agência.

Com isso, será necessário o agendamento prévio junto ao SVO para a vacinação assistida do rebanho e desbloqueio dos estabelecimentos rurais para movimentação do rebanho.

Multas

Os criadores que deixarem de vacinar seus rebanhos contra a raiva no prazo estabelecido para a campanha, serão penalizados com multa de R$ 7 por animal não vacinado (qualquer espécie). Aqueles que não declararem o rebanho e a vacinação incorrerão em multa de R$ 300 por propriedade.

Com informações da Agrodefesa
Foto:CNA/Wenderson Araujo
 


Últimas Notícias