Mato Grosso do Sul investiga primeiro caso no ano de febre maculosa

Último registro da doença no estado foi em 2018 e a vítima morreu

19/06/2023 às 16:44 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Campo Grande (MS) investiga o primeiro caso de febre maculosa registrado em 2023, conforme informou nesta segunda-feira (19), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) informou na manhã desta segunda-feira (19).

A vítima é uma criança, de 1 ano, que deu entrada em um hospital da Capital com alguns sintomas da febre maculosa, após viagem feita pela família ao município de Guia Lopes da Laguna (MS). Durante a viagem, a criança teve contato com animais domésticos, tanto na área urbana quanto na rural.

Amostras físicas do paciente foram coletadas e o material foi encaminhado para análise. Ainda de acordo coma a secretaria, Guia Lopes da Laguna não tem registros de febre maculosa. 

Mato Grosso do Sul é um estado com baixo índice de contaminação da doença. No período de 2012 a 2022, foram notificados 55 casos de febre maculosa e 6 foram confirmados. O último registro foi em 2018 e a vítima morreu.

Doença

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida por meio da picada do carrapato-estrela. A doença não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta.

Sintomas

Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarréia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas; e paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, podendo causar parada respiratória.

Com informações Sesau

Foto: Ministério da Saúde
 


Últimas Notícias