Frio extremo: número de animais mortos passa de 1.500 em MS

Iagro adverte que carcaças devem ser incineradas ou enterradas

19/06/2023 às 08:32 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Subiu para 1.537 o número de animais mortos por causa do frio, desde a semana passada, em Mato Grosso do Sul, segundo nova estimativa da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Vegetal). A quantidade, porém, pode ser ainda maior porque outras 219 mortes de bois, vacas e bezerros são investigadas. 

Até o sábado (17) o número de animais mortos por hipotermina em duas regiões do estado era de 1.067 - a maioria de fazendas próximas ao Pantanal sul-mato-grossense. A estimativa é de prejuízo de R$ 3 milhões.

As  notificações mais recentes são da morte de 33 cabeças em uma fazenda em Caarapó, a 237 quilômetros de Campo Grande, capital do Estaado, e de outras 186 cabeças de uma fazenda de Corumbá, na região Oeste.

No domingo, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou mínima de 4,8 graus em Maracaju, mas a marca foi reduzida para 2 graus nesta segunda-feira também em outras cidades da região Sul do Estado. Fez 1,5 graus em Rio Brilhante durante a madrugada e houve geada em várias localidades da região. 

Saiba Mais 

Frio mata 1.071 cabeças de gado no Pantanal Sul-mato-grossense

Mato Grosso do Sul tem uma semana de frio extremo, com mortes

Nova frente fria deve afetar o país nesta semana

O diretor-presidente da agência, Daniel Ingold, disse que as mortes foram causadas principalmente por dois fatores: a inversão térmica do corpo dos animais, que estavam em temperaturas elevadas na semana anterior, e a falta de pasto em volume adequado. 

A agência emitiu alertas, no final de semana, que o gado deve ser levado para currais e áreas com proteção natural, além da necessidade de incineração ou enterro das carcaças. 


Últimas Notícias