Mato Grosso do Sul tem uma semana de frio extremo, com mortes

Iagro alerta para risco de novos casos, com previsão de nova frente fria nos próximos dias

18/06/2023 às 15:54 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Mato Grosso do Sul completou, neste domingo (18), uma semana com temperaturas próximas de marcas negativas na maioria das 79 cidades do Estado, principalmente as mais próximas da fronteira com Paraguai e Bolívia e tambpem do Pantanal, próximas do Mato Grosso. O frio intenso e extremo provocou, por exemplo, a morte de 1.071 cabeças de gado em cinco cidades, entre quinta e sexta-feiras da semana passada.

Em uma fazenda de Rio Verde houve 368 mortes e outros 200 animais morreram devido à hipotermina em uma fazenda da região conhecida por Nhecolândia, a 220 quilômetros de Campo Grande. Também houve 25 mortes de bezerros em uma fazenda de Corumbá, a 60 quilômetros da fronteira com a Bolívia.

Em cidades da região Sul do Estado houve marcas negativas de temperatura. Em Ponta Porã, Rio Brilhante, Juti e Dourados a temperatura foi de -1Cº na madrugada de quinta-feira (15). Houve a formação de camada de gelo em pontos mais baixos da região, com sensação térmica de menos 4 graus. 

Em Campo Grande, dos homens de 57 anos, que seriam moradores de rua, morreram no mesmo dia, também por conta do frio. Institutos de meteorologia indicam que o estado ainda terá mais duas frentes frias, nos próximos dias, com possibilidade do registro de temperaturas entre 2 e 4 graus nas mesmas regiões já afetadas, neste ano. 

Precaucões

Neste domingo, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal) emittiu um comunicado a produtores rurais e pecuaristas do estado com alerta para medidas que devem ser tomadas na zona rural, incluindo a notificação de geadas e morte de animais. "Devido às baixas temperaturas que têm afetado o Estado de Mato Grosso do Sul nos últimos dias, é fundamental que os produtores fiquem atentos a possíveis mortalidades em sua propriedade, decorrentes da hipotermia", diz a nota.

Uma das medidas é acender fogueiras em locais seguros, próximo a currais e locais onde rebanhos passam a noite. A medida requer a permanência de peões nas proximidades, principalmente à noite e na madrugada.

"É de extrema importância que a Iagro realize a inspeção veterinária dessas ocorrências; Caso não seja possível, será necessário um laudo veterinário particular. O produtor deve informar a mortalidade imediatamente à IAGRO e realizar a baixa do seu estoque", acrescenta, com a divulgação do 67 999619205 e do e-mail: [email protected] para contato.

Foto de capa: Arquivo/Canal do Boi


Últimas Notícias