Arroz e Feijão estão no limite de consumo para a produção nacional

Ingredientes tradicionais no prato dos brasileiros pode depender de importações

18/06/2023 às 09:22 atualizado por Nanda Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O aumento nas produções de arroz e feijão será necessária para o Brasil não depender de importações. Segundo a Conab (Companhia Nacional do Abastecimento) os dois ingredientes mais tradicionais na mesa dos brasileiros estão no limite de consumo no país. A comida típica brasileira pode ser importados de países vizinhos, mas se isso acontecer, o preço deve subir. 

A previsão é que a produção de arroz alcance menos de 10 milhões de toneladas ao final da safra em 2023. De acordo com a Conab, além de ser o menor volume nos últimos 25 anos, a quantidade é insuficiente para atender a demanda interna.

A produção de feijão sofre os efeitos do aumento da temperatura, porém será suficiente para atender o mercado nacional por enquanto. A quantidade produzida do grão vai ficar no mesmo patamar do ano passado em torno de três milhões de toneladas, segundo a estimativa da Conab. 

No entanto, o Brasil precisará aumentar a produção de feijão em 44%, até 2050, de acordo com estudo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária) feito em conjunto com a USP (Universidade de São Paulo).

Com informações da Conab

*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista. 


Últimas Notícias