Governo federal descarta lançamento do Plano Safra dia 13

Sem valor definido, anúncio, agora, deve ocorrer no final de junho

09/06/2023 às 12:07 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Ministério da Agricultura descartou, nesta sexta-feira (9), por meio da assessoria de imprensa, que o anúncio do Plano Safra 2023/24 ocorrerá na próxima terça-feira, dia 13, como previsto. Ainda sem valor definido para o financiamento da maior parte da safra agrícola seguinte, a pasta prevê, agora, que a divulgação de regras será feita somente no final de junho.

A assessoria limitou-se apenas a infomar que o plano está em andamento e que não há previsão de quanto em dinheiro poderá ser liberado. O plano 2022/23 foi de R$ 340,8 bilhões - 36% mais que o da safra anterior.

Na semana passada, o ministro Carlos Fávaro anunciou a complementação de R$ 7,6 bilhões ao plano atual, com recursos liberados principalmente pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com base em cotação do dólar.

O financiamento tem taxa de juros fixas de até 8,06% ao ano mais a variação do dólar e prazo de 120 meses, com até 24 de carência, com autorização para compra de insumos, máquinas e armazéns, por exemplo.

Foto de capa: Arquivo/Canal do Boi


Últimas Notícias