Pasteurelose é responsável por prejuízos econômicos na suinocultura

Doença ocasiona baixo aproveitamento da carne suína para comercialização

04/06/2023 às 08:56 atualizado por Nanda Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A pasteurelose é uma grave doença respiratória que ocasiona grandes prejuízos econômicos na suinocultura. A doença pressiona bastante os custos de produção dos suínos e desacelera o desenvolvimento dos animais, além de causar o baixo aproveitamento da carne do animal na comercialização. 

Os sintomas da pasteurelose suína envolvem febre, corrimento nasal e pneumonia, tosse e emagrecimento. A bactéria está naturalmente presente nas mucosas dos animais. Porém, algumas condições como estresse por transporte ou manejo, o frio e o clima chuvoso, aumentam a probabilidade da manifestação do agente infeccioso. 

A bactéria Pasteurella multocida provoca infecção no trato respiratório, lesões nos pulmões e perda de fôlego do animal.

"Esse micro-organismo aproveita-se de infecções primárias, como a pneumonia enzoótica ou a síndrome respiratória, para agir. A partir disso, causa importantes danos pulmonares aos animais da granja", informa o médico-veterinário Guilherme Moura, doutor em ciência animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e gerente técnico de animais de produção da Vetoquinol Saúde Animal.

"O prejuízo econômico é grande. Essa doença pressiona bastante os custos de produção dos suínos. É possível citar até mesmo a maior probabilidade de morte na fase de terminação", alerta o especialista.

Com informações de Vetoquinol Saúde Animal

*Com supervisão de Thiago Gonçalves, jornalista.

Foto: Divulgação/ SEMAGRO


Últimas Notícias