Pecuária digital traz sustentabilidade para a produção de carne e leite

Ferramentas tecnológicas auxiliam na otimização de insumos segundo Embrapa

28/05/2023 às 17:39 atualizado por Nanda Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A pecuária digital ou pecuária de precisão deve trazer práticas sustentáveis na produção de carne e leite sem prejudicar eficiência no rendimento, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). A otimização dos insumos, pode ser alcançada com o uso de ferramentas tecnológicas, isso melhora as condições de trabalho no campo.

Uma grande vantagem da Pecuária de Precisão é evitar ineficiência e contribuir para o pecuarista ser mais sustentável. A sustentabilidade está relacionada, principalmente, ao uso racional dos insumos, de acordo com o pesquisador Sergio Raposo de Medeiros, da Embrapa Pecuária Sudeste. 

“No confinamento do centro de pesquisa nós medimos tudo de forma automatizada. Temos cochos e bebedouros eletrônicos, plataforma de pesagem, sistema para medir emissão de gases de efeito estufa, etc. Vou apresentar as conexões para melhorar a gestão no dia a dia na propriedade rural”, explica Sergio. 

Dia de Campo

O Dia de Campo “Pecuária de Precisão aplicada à sistemas integrados”, vai discutir o uso de ténologias na aplicação da pecuária de precisão uso de VANTs (Drones), amostragem de solo automática e geração de mapas, pesagem automática de animais a campo, equipamentos de conectividade e coleta automática de dados e monitoramento de atividade animal e do clima. Realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste e Rede ILPF, ocorrerá no dia 26 de maio. 

Com informações de Embrapa Sudeste 

*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista. 

Foto: Juliana Sussai/ Embrapa


Últimas Notícias