Embrapa e Senai trocam conhecimento e tecnologia para o setor agropecuário

As instituições darão início a projetos na área digital, considerada estratégica no agro

20/05/2023 às 11:15 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Embrapa e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Senai (SENAI CIMATEC) lançaram nesta semana, em Salvador (BA), a Unidade Mista de Pesquisa e Inovação Digital em Agricultura Tropical (Umipi DITAg). As instituições vão compartilhar infraestruturas computacionais e equipes para o desenvolvimento de soluções digitais voltadas ao setor agropecuário em áreas como inteligência artificial, robótica, agricultura de precisão, internet das coisas, fotônica e rastreabilidade.

Além de um campus em Salvador, especializado em desenvolver pesquisas e inovações para a indústria, o SENAI CIMATEC possui um parque tecnológico de 4 milhões de m² no Polo Industrial de Camaçari, o SENAI CIMATEC Park, que comporta escalonamento de produção, testes de grande porte e desenvolvimento de protótipos em escala real. 

A Embrapa participa da parceria por meio de dois de seus centros de pesquisa: a Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP) e a Embrapa Instrumentação (São Carlos/SP). Com a criação da Umipi DITAg, as instituições darão início a projetos em uma área considerada estratégica no agro, com impacto em diferentes elos do setor, que é a transformação digital. 

São previstas, por exemplo, ações para promover novos modelos de negócios com parceiros e o fomento ao desenvolvimento de startups e spin-offs voltadas para a industrialização e para comercialização das soluções geradas no âmbito da parceria.

A expectativa é também de que a Umipi se transforme num grande hub internacional, voltado à inovação digital em agricultura tropical. A sigla DITAg (Digital Innovation in Tropical Agriculture) foi considerada pensando nessa inserção internacional.

Com informações da Embrapa

Foto:Lilian Alves


Últimas Notícias