O telespectador do Canal do Boi, Justino Gonçalves da Silva, morador de Sinop (MT), está com dificuldades para tratar feridas no casco de um animal. Ele tem medo de piorar a situação com tratamento caseiro e pediu ajuda a um especialista. A produção do Canal do Boi procurou orientação para ajudar o criador.
As doenças de cascos em bovinos são frequentes no rebanho brasileiro e chegam a ser responsáveis por cerca de 60% das causas do comprometimento da capacidade de caminhar/marchar (claudicação) do animal.
Conforme explicou, Marcio Schneider, gerente comercial da empresa Kersia, às doenças podais ou doenças do casco têm pontos que devem ser observados com maior atenção. Por exemplo, a nutrição dos animais, o nível de produção, fases de lactação e a concentração de animais na área.
“É muito importante observar por onde esses animais estão transitando e o nível de contaminação dos piquetes. Eu indico ao senhor Justino procurar ajuda de um profissional, um médico veterinário ou um casqueador (profissional que trata os cascos do animal) para solucionar o problema, destaca Scheneider.
Tratamento
Após a constatação da doença, o veterinário será o responsável por recomendar o melhor procedimento e o tempo de duração do tratamento. Geralmente, após a confirmação do diagnóstico, o procedimento imediato é o isolamento do animal. Ele deve ser deslocado para um local seco, sem a oferta de concentrado, com forragem e água de boa qualidade.
Em alguns casos são recomendados a administração de medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos, eficazes no combate da doença. Por isso, ao identificar o problema no seu animal o melhor a fazer é procurar ajuda de um médico veterinário.
Serviço
Mande sua pergunta ou dúvida no WhatsApp do Canal do Boi (67) 99264-781 e fique ligado na programação.
Foto:Divulgação/Ourofino Agronegócio