MT: Boi gordo tem alta de 2,17% após fim do embargo da China

Decisão dos chineses também refletiu no ajuste positivo das cotações em SP

09/05/2023 às 12:26 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

Boletim de mercado divulgado pelo Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) demonstra na última semana de abril uma alta no preço do boi gordo cotado a R$ 247,32 por arroba, em Mato Grosso. O valor a prazo e livre de Funrural teve uma valorização de 2,17% em comparação ao mês de março deste ano.

Ainda de acordo com o instituto, a recuperação nos preços após a desvalorização do mês anterior, foi decorrente do fim do embargo pela China e da retenção dos animais no pasto, “que restringiu a oferta de machos para abate”, disse no relatório. 

A decisão dos chineses também refletiu em ajuste positivo nas cotações de São Paulo, onde o aumento foi de 1,27% no comparativo mensal, de modo que o boi gordo foi cotado a R$ 288,71 por arroba no mesmo período.

A valorização mais intensa nas cotações de Mato Grosso frente à de São Paulo resultou no encurtamento de 0,76 p.p. no diferencial de base entre as praças MT-SP.

Dessa forma, o indicador fechou o mês de abril deste ano com a média de 14,33% (+1,27 p.p. ante a abr.22). Os preços do boi gordo tendem a ser pressionados com maior intensidade em MT no segundo trimestre do ano, com o aumento na oferta dos animais terminados a pasto. 

Abates

A quantidade de abates diários em abril deste ano em Mato Grosso é a maior desde novembro de 2019. Ao todo, foram enviados 449,56 mil animais para o gancho e as fêmeas mantiveram-se na liderança do maior volume nas indústrias pelo terceiro mês consecutivo e representaram 50,76% do total de animais destinados aos frigoríficos no último mês.

 A redução no volume de abates em abril foi resultado do menor número de dias úteis em comparação ao mês anterior (menos cinco dias no comparativo mensal). Entretanto, no mesmo período,  o número de cabeças abatidas por dia aumentou 21,58% em relação a mar.23, com a média de 24,97 mil abates diários.

Esses números reforçam a perspectiva do incremento sazonal na oferta de bois que ocorre no estado no 2º trimestre.

Desta forma, os preços do boi gordo tendem a se manter sob pressão baixista no segundo trimestre do ano, uma vez que na primeira semana de maio a escala de abates no estado já é 22,74% maior que no mesmo período do ano passado, dando sinais de um mercado bem ofertado.

Com informações do Imea

Foto: Eder Campos
 


Últimas Notícias