Recorde: Brasil exporta mais de U$S 23 mi no mercado de piscicultura

Profissionalização e o aumento na escala de produção contribuíram para o resultado favorável

09/05/2023 às 11:16 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Peixe BR (Associação Brasileira da Piscicultura) em parceria com a Embrapa Pesca e Aquicultura divulgou estudo que revela recorde de exportação do Brasil em exportações de piscicultura, um aumento de 15% no faturamento de comercialização do setor em 2022, chegando a U$S 23 milhões e 800 mil dólares, o maior na história.

Para o pesquisador da Embrapa, Manoel Pedroza, o principal motivo para o aumento nas exportações de peixe foi o investimento na profissionalização, além do aumento da escala de produção.  

A tilápia figura como a espécie mais vendida e registra o aumento de 28% das exportações, o que representa 23 milhões e 200 mil dólares, em comparação com 2021. Manoel explica que algumas particularidades da tilápia contribuem para ser a espécie mais vendida para os estrangeiros.

“Primeiramente é a questão do preço: Ele é um produto relativamente competitivo principalmente da pesca marinha, a tilápia acaba tendo um preço menor. A questão da oferta: como é um peixe de cultivo, se tem oferta o ano inteiro. E a outra questão é a versatilidade. É um peixe que não tem gosto forte, fácil de trabalhar na culinária”.

Alguns fatores pontuados pelo pesquisador afetam negativamente o setor tal qual os altos custos de produção e da ração, que desde a pandemia dispararam com mais de 70%. Outra questão é o preço elevado no mercado interno.

 Manoel revela que apesar do primeiro trimestre de 2023 ter apresentado queda nas exportações, a expectativa é de aumento para o decorrer deste ano.

“várias empresas que passaram a exportar filé de tilápia congelada, tilápia inteira congeladas, estão começando a exportar para países árabes, utilizando a Certificação Halal. Acredito que esse conjunto de fatores que vai levar a um aumento das exportações em 2023”, pondera.

Estados Exportadores

O Paraná foi o estado que mais exportou produtos de piscicultura, responsável por 58% do total exportado, com aumento de 114% em relação ao ano anterior. Na segunda posição aparece o Mato Grosso do Sul, com 18% do total, seguido pela Bahia, com 11%. Merece destaque São Paulo, com 127% de crescimento em relação a 2021.

Com Informações da Peixe BR e Embrapa Pesca e Aquicultura

Foto:Arquivo/Canal do Boi


Últimas Notícias