Chuva favorece milho segunda safra no Centro-Norte e em parte da região Nordeste

Monitoramento da Conab indica que o Rio Grande do Sul ainda sofre com a estiagem

06/04/2023 às 07:49 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Imagem: Canal do Boi

De acordo com o monitoramento dos cultivos de verão realizado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), entre os dias 1º e 21 de março, período que se destaca pela transição do verão para o outono, os maiores acumulados de chuva registrados no Centro-Norte e em parte da região Nordeste do Brasil favoreceram o desenvolvimento do milho segunda safra. No entanto, segundo o estudo, as precipitações atrasaram a semeadura e refletiram na colheita e operações de logistica da soja.

Os menores volumes de chuva foram observados em áreas do centro-sul da Bahia e norte de Minas Gerais, o que prejudicou lavouras de primeira safra em fases reprodutivas. No Rio Grande do Sul, os índices de umidade no solo permaneceram baixos na maioria das áreas no período analisado, contribuindo com a manutenção da restrição hídrica que tem assolado a região, principalmente nas lavouras de arroz, milho e soja em fase reprodutiva.

Ainda conforme o Boletim de Monitoramento Agrícola, os gráficos de evolução do Índice de Vegetação indicam condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de milho segunda safra em todo o país, apesar do atraso na semeadura e no desenvolvimento em algumas áreas. Na região do Matopiba (que reúne os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e em Santa Catarina, os dados confirmam as boas condições da soja, enquanto que, no estado gaúcho, é percebido o impacto negativo da falta de chuvas no desenvolvimento das lavouras.

Com informações da Conab


Últimas Notícias