Operação Semana Santa fiscaliza pescados no país

Ação foi realizada em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal

05/04/2023 às 08:53 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Vanessa Almeida/Emater-RS

Em 2023, o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) realizou a 8ª edição da Operação Semana Santa com o objetivo de evitar fraudes de substituição de espécies de pescado, quando o peixe embalado é diferente daquele informado no rótulo do produto. Por meio da ação, foram coletadas 152 amostras de pescados em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal, inclusive produtos elaborados em estabelecimentos sob os Serviços de Inspeção federal, estadual e municipal, além de produtos importados.

“O consumo elevado de pescados na semana santa é uma tradição e o Ministério realiza a ação em busca de coibir que o comércio pratique uma vantagem econômica indevida no consumidor ao substituir o pescado por espécies de valor econômico inferior ao declarado no rótulo”, destacou a diretora do Departamento de Inspeção de Produto de Origem Animal, Ana Lúcia Viana.

As amostras coletadas foram enviadas ao LFDA-GO (Laboratório Federal de Defesa Agropecuária), em Goiás, para análises de DNA. Dos 152 resultados gerados, 109 foram de amostras de produtos sob SIF, 26 sob SIE ou SIM e 17 de produtos importados.

A Operação Semana Santa foi realizada com a participação de 80 servidores, entre auditores fiscais federais agropecuários e agentes de inspeção sanitária de produtos de origem animal do ministério.

Com informações do Mapa


Últimas Notícias