Chuvas e estiagem deixam 1,5 mil cidades em situação de emergência

Regiões afetadas podem receber verbas federais para auxiliar nas diversas frentes de restabelecimento

28/03/2023 às 12:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Val Fernandes/Assecom Governo Rio Branco

Desastres naturais provocados por chuvas excessivas e estiagem em diversas regiões do país fez com que o Brasil levasse 1.532 municípios à situação de emergência. O número foi alcançado nesta segunda-feira (27), com o reconhecimento de mais 46 cidades nessas condições.

O cenário varia conforme cada região. A seca, por exemplo, tem afetado cidades da Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, além de Quixeramobim, no Ceará.

No caso de Alagoinhas (BA), Missão Velha (CE), São Luís Gonzaga (MA), Miranda (MT), Pirapora (MG) e Cunha (SP) o problema foi as chuvas intensas que atingiram essas localidades recentemente. No Maranhão, Conceição do Lago-Açu e São Benedito do Rio Preto houveram até inundações e enxurradas.

No Acre, a chuvarada também provocou diversos estragos e afetou mais de 32 mil pessoas, sendo que desse total, pelo menos 2,5 mil estão desabrigadas ou desalojadas devido ao aumento do nível do Rio Acre no último final de semana.

Com a homologação da situação de emergência ou de calamidade pública, que é um caso mais grave, todos os municípios afetados podem receber verbas federais por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Com informações da Agência Brasil


Últimas Notícias