Estiagem prejudica lavouras de soja, milho e arroz no RS 

Governo do Estado apresentou um plano permanente e transversal de mitigação dos efeitos da seca

21/02/2023 às 21:00 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Por conta da estiagem no Rio Grande do Sul as culturas de soja, milho e arroz registram perdas, segundo os dados da Emater-RS. 

Com relação a soja 32% da cultura está no enchimento de grãos e 45% na floração, que são fases críticas para a produtividade e dependem de umidade. Na região da Campanha Gaúcha, mesmo a oleaginosa plantada na várzea já tem perdas. Por cima, ela está verde, mas há muitas plantas secas por baixo e perdas na casa de 40%.

Para o milho a falta de chuva atingiu a fase reprodutiva e rendeu espigas pequenas e mal formadas. A colheita está em 46% no Rio Grande do Sul. As perdas ultrapassam 50% na média das regiões. Em relação às lavouras plantadas mais tarde ainda têm chance caso chova. 

O arroz  está em sua maioria no florescimento e enchimento de grãos. Em Cerro Branco, na região de Santa Maria, 30% das lavouras foram abandonadas por falta de água.

Estiagem

As cooperativas agropecuárias atualizaram os números sobre a estiagem no Rio Grande do Sul. Com relação ao milho, o número é de 56%, enquanto no levantamento anterior na primeira quinzena de janeiro era de 53%. Já na soja, a quebra estimada é de 43%, enquanto em janeiro a estimativa era de 16%.

Segundo a FecoAgro/RS (Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul) em termos financeiros, a estimativa, considerando uma quebra de 9,46 milhões de toneladas com preço de R$ 3 mil a tonelada, a perda seria de  R$ 28,38 bilhões que deixam de circular na economia gaúcha. 

Na última semana, o governo do Rio Grande do Sul apresentou um plano permanente e transversal de mitigação dos efeitos da estiagem. As ações de curto, médio e longo prazo foram organizadas em uma estratégia que inclui medidas emergenciais de apoio e assistência aos produtores, ações estruturantes e um sistema de monitoramento.

Entre as ações divulgadas estão a anistia de 100% da dívida do programa Troca-Troca de Sementes para agricultores familiares dos municípios em situação de emergência, a criação de um sistema online de monitoramento da estiagem e construção de cisternas, entre outras. 

Com informações da Emater-RS e FecoAgro/RS e governo de Rio Grande do Sul 
Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini


Últimas Notícias