Prevenção à Influenza Aviária é intensificada em Mato Grosso do Sul

Ações incluem vigilância ativa em propriedades rurais em Corumbá e na fronteira com a Bolívia

25/03/2023 às 08:56 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação/Mapa

O registro de casos de IAAP (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade) na Bolívia, em fevereiro deste ano, acendeu um alerta em Mato Grosso do Sul, estado brasileiro que faz fronteira com o país vizinho. A SFA-MS (Superintendência de Agricultura e Pecuária em Mato Grosso do Sul), em parceria com a Iagro (Agência de Defesa Agropecuária no MS), reforçou as atividades de fiscalização e vigilância na área fronteiriça e também no município de Corumbá, com ações preventivas e de capacitação de servidores estaduais e federais para o enfrentamento à doença.

A fiscalização de trânsito tem sido realizada por equipes de servidores da superintendência, além da Vigifronteira, Vigiagro e Iagro em dois pontos instalados no Posto Esdras, na divisa com a Bolívia, e no Buraco das Piranhas (posto da Polícia Militar Ambiental), funcionando 24 horas. Também há duas equipes volantes nas áreas circunvizinhas com o intuitod e criar uma barreira contra o vírus.

Foto: Divulgação/Mapa

As ações preventivas incluem ainda a vigilância ativa em propriedades rurais e áreas dos sítios de aves migratórias e atividades de comunicação social junto à comunidade, como entrega de folhetos informativos, reuniões em assentamentos rurais, escolas e com entidades parceiras, como Embrapa, Receita Federal, Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), administração do porto seco, despachantes, transportadores e outros órgãos do poder público estadual e municipal.

As entidades envolvidas contam com ativa participação do setor produtivo avícola e apoio da Avimasul (Associação dos Avicultores de Mato Grosso do Sul), que realizou a instalação no Posto Esdras de um arco de desinfecção, por onde passam em média 40 veículos por dia vindos da Bolívia.

Capacitação

No dia 15 de março, foi realizado em Campo Grande, capital sul-mato-grossense, um treinamento com servidores da Iagro e SFA-MS sobre procedimentos de biossegurança e manuseio de equipamentos, seguindo as diretrizes do Plano de Contingência para Influenza Aviária do Mapa (Ministério da Agricultura).

De acordo com o Sisa (Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal), o objetivo do treinamento é a padronização de procedimentos de combate à doença. Além disso, o aparato para emergência inclui utilização de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e procedimentos de biossegurança, uma vez que a Influenza Aviária é uma zoonose.

Com informações do Mapa


Últimas Notícias